cuidados com a pele
Bem-Estar

3 cuidados com a pele no verão! Descubra!

Saiba como aproveitar a época mais quente do ano sem prejudicar a sua pele

Com a chegada do verão e o período de férias, muitas pessoas aproveitam o momento para fazer aquela viagem para a praia ou curtir os dias na piscina. Afinal, com o calor, nada melhor do que se refrescar e, ao mesmo tempo, se divertir com a família e os amigos.

Contudo, nessa época do ano, os cuidados devem ser redobrados, principalmente com a pele, para evitar queimaduras e até mesmo doenças que a exposição excessiva ao sol, areia, praia e piscina podem causar.

Pensando nesse assunto, separamos neste texto 3 atitudes simples, porém extremamente importantes e eficazes, divulgadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para você manter os cuidados com a pele no verão. Vamos lá?

1- Use MUITO protetor solar

O protetor solar deve ser usado diariamente mesmo em dias nublados. No entanto, no verão, o seu uso deve ser intensificado. Os produtos com fator 30 ou superior são os mais recomendados para o uso diário e para a exposição prolongada ao sol. 

Além disso, ele deve te proteger dos raios UVA (responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e manchas) e UVB (podem causar queimaduras e vermelhidão).

Como usar?

Aplique o protetor solar 30 minutos antes da exposição, pois isso permite que a pele absorva bem o produto. Além disso, espalhe bem em todas as partes do corpo, até mesmo nas mãos, pés, nucas e orelhas.

O ideal é aplicar o protetor a cada duas horas, contudo, se transpirar muito ou entrar na água, passe, novamente, logo na sequência.

Em caso de crianças, o uso do filtro solar deve se iniciar a partir dos seis meses, utilizando um produto adequado para cada fase. Para isso, busque a orientação do pediatra ou dermatologista para uma proteção mais eficiente.

Pessoas de pele negra também precisam de proteção, mesmo tendo mais melanina, pois a exposição solar em excesso pode causar queimaduras ou outras doenças.

use protetor solar
Reprodução: Shutterstock

2- Beba bastante líquido

Com as temperaturas mais elevadas, o corpo exige mais hidratação. Para isso, a ingestão de líquidos durante o verão e à exposição solar é fundamental para manter o corpo saudável, tanto por dentro quanto por fora.

Sucos, água de coco e, principalmente, água mineral são bons exemplos de líquidos para essa época do ano. 

beba bastante líquido
Reprodução: Shutterstock

3- Invista em acessórios

Além do filtro solar e da ingestão de líquidos, os acessórios são fundamentais para te proteger durante o verão. Abuse dos chapéus e use óculos de sol para evitar lesões nos olhos. Nas roupas, aposte no algodão, pois ele bloqueia bem a radiação. 

Não se esqueça também de evitar a exposição nos horários mais quentes, entre 10h e 16h. Nesses períodos o cuidado e atenção devem ser redobrados, certo? 

invista em acessórios
Reprodução: Shutterstock

Agora que você já sabe como curtir o verão de maneira saudável, conte nos comentários se já coloca em prática alguma dessas atitudes! =D

Leia também: 7 blusinhas para o Verão que você precisa ter! Confira!

Deixar uma Resposta